• www.portaldointerior.com
  • portaldointeriorbr@gmail.com

Cineasta Danielle Alvares estreia a “COLUNA DANI-SE” falando sobre as mulheres humoristas e suas obras! Confira a lista do que assistir aqui!

A origem da comédia é na tragédia na Grécia Antiga, nas festas do deus Dionísio, onde sabemos que mulheres eram proibidas de fazerem teatro, por não serem consideradas cidadãs da polis (cidades gregas), portanto todos os papéis, mesmo femininos, eram representados por homens. E desde o século VI a.C. até os tempos atuais muitas coisas mudaram, porém, os obstáculos continuam para mulheres que querem fazer parte tanto do teatro como da comédia.

Historicamente, a imagem das mulheres na comédia sempre foi limitada, no entanto, existem algumas representantes notáveis, como Lucille Ball na clássica comédia “I Love Lucy” e a atriz Dercy Gonçalves e Mirana Miranda no Brasil. Ainda assim, a presença de mulheres na comédia continua sendo desafiadora e menos convencional do que a dos homens.

O bom humor está associado a pessoas extrovertidas, e não é novidade que ainda vivemos em uma sociedade que se assusta com mulheres extrovertidas que podem questionar o estereótipo de gênero dentro do entretenimento, principalmente na comédia.

Felizmente, temos mulheres que com seu talento conseguiram romper esse preconceito e fazem humor inteligente e de qualidade na televisão, cinema, séries, teatros e plataformas de streaming. Uma destas é Daniella Maria Giusti Barra, conhecida como Dani Calabresa que em uma entrevista no programa “Conversa com Bial”, falou sobre o preconceito e a dificuldade que enfrentou no meio humorístico por ser mulher, época em que se apresentava em stand-up comedy.

“Para os homens foi mais fácil porque [eles] têm permissão social”…” Então, para mim, foi difícil romper essa barreira e me impor em um lugar de que não sou louca, mas de que sou artista, comediante e escrevo piadas”, disse Dani Calabresa.

Outra humorista que comentou sobre os preconceitos foi Talita Werneck: “Eu fui discriminada a vida toda, a frase que ouvi a vida inteira foi: ‘Meninas não podem fazer isso’. Eu era criticada por ser uma menina doida, fui expulsa das escolas por ser uma menina que era muito criativa e que não se adequava aos lugares”…” Homens são engraçados, mulheres são malucas” disse ela em uma entrevista para a docusérie ‘Viver de Risos” da também humorista Ingrid Guimarães.

A internet abriu portas para muitas mulheres humoristas, como Juju dos teclados, sucesso no Tiktok, com humor de paródias e com vários personagens irônicos. Natalia Klein que hoje é atriz, escritora, roteirista e comediante, iniciou sua carreira com o blog “Adorável Psicose” que depois se tornou uma série no Canal Multishow. Mírian Macrina começou um canal no Youtube em 2013 fazendo vídeos de paródias e caricatos, hoje faz parte do elenco de Pico da Neblina, série da HBO.

Ainda existem barreiras para mulheres no meio humorístico, e com certeza existem muitas mulheres engraçadas a serem descobertas, sendo importante celebrar aquelas que quebram as barreiras do preconceito e abrem caminho para a próxima geração de comediantes mulheres.

Por isso, segue uma lista de séries de comédias protagonizados por mulheres, para vocês darem muitas risadas:

FLEABAG

The Marvelous Mrs. Maisel

The Good Place

Samantha!

Adorável Psicose

Boneca Russa

Unbreakable Kimmy Schmidt

Gracie and Frankie

Orange Is the New Black

Maldivas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *