• www.portaldointerior.com
  • portaldointeriorbr@gmail.com

[CAFÉ & CULTURA]: Uidi Madi conta quem são os três ex-prefeitos vivos de Rio Preto! Leia!

Os Três Ex’s

A calorenta São José do Rio Preto, teve ao todo 47 prefeitos, sendo o atual Edinho Araújo, o mais longo da história da cidade (4 mandatos, terminando em 2024, totalizando 16 anos no executivo municipal). Historicamente, pessoas que marcaram nomes como o Doutor Alberto Andaló (1956-1959) e o professor Manoel Antunes (1982-1988 e 1993-1996) circulam entre as figuras famosas de Rio Preto. O primeiro tornou-se o nome de nossa principal avenida e o segundo ainda está na lembrança de muitos rio-pretenses (devido a morte recente). Mas hoje, iremos falar dos ex-prefeitos que ainda estão vivos, que são apenas 3. Adail Vettorazzo, Liberato Caboclo e Valdomiro Lopes.

Reunião que definiu a criação do Festival de Teatro de Rio Preto (FIT), em maio de 1969. Da esquerda para a direita: Dinorath do Valle, Ricardo Albuquerque, José Reinaldo Barbosa, Nair Rocha, Humberto Sinibaldi Neto, Maria Cristina Miceli, José Eduardo Vendramini e o prefeito Adail Vetorazzo

Vettorazzo tem 90 anos, completará em 10 de março 91 e já é o ex-prefeito mais longevo da história de Rio Preto. Intelectual e amistoso, Adail é professor e foi cirurgião dentista. Nascido em Engenheiro Schmitt (distrito de Rio Preto), iniciou sua carreira política sendo vereador rio-pretense de 1964 a 1968 e, no ano de 1967, foi o presidente da câmara dos vereadores. Ocupou por 2 vezes o cargo de prefeito (1969 a 1972) e depois (1977 a 1981), além de ter sido deputado estadual e deputado federal. Com uma vida pública atribulada e muitos contatos no estado de SP, Adail Vettorazzo foi secretário municipal da família e bem estar social na gestão Paulo Maluf de 1993 a 1996. Dessa época em diante, esteve mais na capital paulista que no interior, sendo assessor de muitos políticos locais. Em 2008, lançou um livro biográfico “A Vida e as Obras de Adail Vettorazzo – Uma História de Amor e Dedicação à sua Cidade e ao seu País”, de autoria de José Eduardo Furlanetto, jornalista e advogado. Esse nosso ex-prefeito tem muita história, não é?

O ex-prefeito tem hoje 90 anos

Liberato Caboclo, professor e médico, natural do Rio de Janeiro, inteligente e com alguns dons artísticos, completará 84 anos no dia 14 de março. Foi deputado federal pelo PDT de 1991 a 1995, sendo o vice-líder do partido na câmara. Pelo mesmo partido, no ano de 1996, disputou e ganhou a prefeitura de São José do Rio Preto, nesse que seria o último ano sem ter o segundo turno, já que o número de habitantes na época não dava o direito do primeiro e segundo colocado irem ao segundo momento das eleições. Caboclo, apesar de ter direito a reeleição em 2000, optou por não disputar. Após a prefeitura, voltou ao consultório médico e esteve mais reservado em casa com os familiares. Entre idas e saídas do hospital, em 2020, Caboclo tratou uma pneumonia. Melhoras para o ex-prefeito que adora cantar nos momentos livres.


Valdomiro Lopes da Silva Júnior, nascido em 20 de agosto de 1954, é o ex-prefeito mais novo. Natural de Rio Preto e assim, como seus antecessores, na área da saúde, Valdomiro é médico e por muitos anos está ligado ao PSB, partido de número 40. Tem uma vida política bem exitosa, iniciada em 1988 aos 34 anos, sendo vereador de sua cidade natal, e em 1992, sendo reeleito por mais 4 anos a vereança de Rio Preto. Em 1998, alçou nossos voos e foi eleito deputado estadual. Atualmente, está no seu quarto mandato e sempre sendo muito bem votado na região. No ano de 2000, tentou a prefeitura de Rio Preto, mas acabou em quarto lugar. Seu desejo só foi realizado em 2008 e reeleito em 2012, tendo 8 anos seguidos como prefeito do maior município do Noroeste Paulista. Ainda jovem, Valdomiro Lopes tem fôlego para mais algumas disputas eleitorais, vamos aguardar.

Temos que ter memória de nossa história, obrigado, Uidi Madi.

1 thought on “[CAFÉ & CULTURA]: Uidi Madi conta quem são os três ex-prefeitos vivos de Rio Preto! Leia!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *