Renata Ceribelli
Uma das rio pretenses mais ilustres esta há anos na TV e começou na EPTV, afiliada da Globo de Campinas. Renata Ceribelli é filha de uma professora e diretora de escola, e de um advogado e também fiscal de renda do Estado de São Paulo.
Formada em jornalismo pela PUC, Renata está há muito tempo na emissora carioca mas já passou por outros canais de televisão, como SBT e TV Cultura, onde apresentou o tradicional programa Vitrine.
Já na Globo, Renata ficou por anos no extinto Vídeo Show e no dominical Fantástico. Em sua vida pessoal, a rio pretense sempre preferiu ser mais discreta, sem expor sua família. Foi casada duas vezes e tem dois filhos, Marcela e Rodrigo Ceribelli. Uma curiosidade, Renata é prima de outro comunicador famoso da cidade: Amaury Jr.
Amanda Oliveira
Amanda nasceu em São Paulo mas mudou-se logo para Rio Preto por falta de oportunidades para ela e sua mãe na capital. A empreendora do projeto Valquírias já disse que passou fome e por isso vieram para Rio Preto, porém o bairro ainda não era projetado e o Jardim Paraíso (nome do bairro) era dominado pelo tráfico e prostituição.
Hoje em dia, Amanda é empreendedora social, esposa e mãe. Com 33 anos, ela ajuda pessoas em situação de vulnerabilidade com o Valquírias, fundado em 2007 no mesmo Jardim Paraíso em que cresceu. O projeto já ajudou mais de 30 mil meninas.
Coronel Helena
Helena dos Santos Reis, mais conhecida como Coronel Helena, hoje com 53 anos, é militar e graduada em Direito e em Turismo, com muita extensões em sua grade educacional, incluindo pós graduações. Entrou para a Academia de Polícia Militar do Barro Branco em 1988 e em sua turma com 815 pessoas, só ela e mais 14 mulheres estudavam. Helena se formou na PM em 94 e logo se tornou tenente.
Em janeiro de 2015, o então governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin a nomeou como Secretária Chefe da Casa Militar, altíssimo posto da hierarquia militar paulista. Helena foi a primeira mulher negra a ter um cargo no alto escalão do governo de São Paulo. Esse ano foi empossada por Tarcísio de Freitas como Secretária dos Esportes.
Fernanda de Freitas
A atriz rio pretense viveu na cidade até seus 20 anos e mudou-se para o Rio de Janeiro em 1999 para estudar teatro na Casa de Artes das Laranjeiras. Inicialmente, a mídia deu destaque à atriz devido sua semelhança com a atriz Deborah Secco mas logo Fernanda ganhou seu próprio espaço, atuando em muitas produções populares, como a série Tapas & Beijos, da Rede Globo, sempre com impressionante talento.
A atriz venceu o prêmio de Melhor Atriz do Festival de Cinema de Paulínia, ela também acumula indicações para um Prêmio Guarani e um Prêmio Qualidade Brasil.
Nena Vieira Moioli
A empresária rio pretense é vista com admiração por quem conhece sua história. Filha de João Vieira e Carmem Pereira, Maria, mais conhecida como Nena, trabalhou desde nova para ajudar em sua casa, no bairro do João Paulo II, como muitas outras brasileiras.
Mesmo sem muitas oportunidades, Nena trabalhou e foi perspicaz para criar seus dois filhos, sem qualquer ajuda financeira de terceiros; e foi no Ceagesp de Rio Preto que, com muito trabalho e dedicação, fundou sua empresa há mais de 30 anos. Com uma competente equipe, Nena e seu falecido marido, Alcir Moioli, conquistaram inúmeros clientes com seus produtos diferenciados do hortifruti sudestino, mantendo ótimos clientes por anos.
Hoje a empresária conta com o auxílio dos filhos na administração da empresa.
Parabéns a todas às mulheres por este importante dia!