O atual líder do governo Lula no Congresso, Randolfe Rodrigues, anunciou hoje sua saída do REDE Sustentabilidade, partido idealizado pela atual ministra do Meio Ambiente, Marina Silva. A exploração de petróleo na foz do Rio Amazonas está no pano de fundo do desentendimento. O senador é favorável à implantação do projeto do Rio Amazonas, já Marina é declaradamente contra a exploração. Randolfe não compareceu à posse de Marina como Ministra no início do ano, gerando ali suspeitas do afastamento entre os dois políticos de esquerda.
Ontem, em seu twitter, Randolfe escreveu:
A decisão do Ibama contrária a pesquisas na costa do Amapá não ouviu o governo local e nenhum cidadão do meu estado. O povo amapaense quer ter o direito de ser escutado sobre a possível existência e eventual destino de nossas riquezas.
Randolfe Rodrigues, Senador
Já em seu anúncio hoje de sua saída, enviada aos filiados do partido, Randolfe mencionou apenas à atual presidente nacional do partido, Heloísa Helena e ignorou Marina. Já o presidente do REDE Sustentabilidade em Rio Preto, Gabriel Lima, enviou uma nota à imprensa sobre a saída de Randolfe do partido:
Livramento! (…) Seus desejos pessoais se tornaram maiores que a fidelidade partidária!
Gabriel Lima, Presidente do REDE Sustentabilidade de Rio Preto
Suspeita-se que Randolfe vá para o Partido Socialista Brasileiro (PSB).