Uma brincadeira de jovens que se tornou uma referência internacional. Em 15 de julho de 1955 nascia Os Independentes, um “clube”, fundado por um grupo de 20 jovens, sentados numa mesa de um bar de Barretos que tinham em comum alguns aspectos que se tornaram premissas para integrá-lo: ser maior de idade, solteiro e independente financeiramente. O motivo principal de Os Independentes – que continua até hoje em seu estatuto e em suas ações – era ser filantrópico.
Logo após sua fundação, o “clube” já selecionava e tinha novos membros. Um ano depois, em 1956, nascia a Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos – o primeiro evento do gênero realizado na América Latina – a primeira edição aconteceu embaixo de uma lona de circo no que seria o Recinto Paulo de Lima Correia, no centro de Barretos.
O clube, que depois se tornou Associação, foi fundado por Abdo El Karin Gemha, Antônio Renato Prata, Dino Scannavino, Edson Gemha, Élio Alves Garcez, Floriano Machado Coutinho, Horácio Tavares de Azevedo, Hosny Daher, Jamil Nicolau Mauad, Joaquim Luis Goulart, José Sebastião Domingos, Licínio Gomes, Luiz Agostinho da Silva Brandão, Orlando Araújo, Osvaldo Monsef, Paulo Coimbra, Paulo Pereira, Rubens Bernardes de Oliveira, Rubens de Oliveira e Saulo Junqueira Franco. A esse grupo, somaram-se mais 12 membros: Carlos J. T. de Andrade, Carlos Roberto Galli, Cássio Junqueira Nogueira, Cyrano Diniz Pereira, Hélio Bruno Barbosa, João dos Santos Filho, José de A. Lima, José Brandão Tupynamba, Orestes de Ávila, Otávio F. Andrade, Rhateb Cury e Udelson Gemha, que juntos realizaram a primeira Festa.
“Começamos como uma brincadeira, uma gincana e deu no que deu! Hoje a festa é a maior que tem. Fico surpreso e orgulhoso, está grande demais essa Festa e o clube continua na missão. Eu nunca imaginei que seria assim”, lembra o sócio-fundador José Brandão Tupynambá, 95 anos. Senhor Tupy, como é conhecido, conta que até hoje frequenta com orgulho a Festa. “Vou mais nos ranchos dos amigos, com meus filhos Paula e Ricardo. Torço muito pelo clube e pela Festa e fico alegre de participar até hoje da história”, afirma.
De Clube, Os Independentes “cresceu” e passou a ser uma Associação, mas mantendo os principais e a maior parte do estabelecido no Estatuto original. Atualmente, ela é presidida pelo empresário e pecuarista Hussein Gemha Junior. “Pra mim é um grande orgulho fazer parte desta história cheia de grandes conquistas de Os Independentes e honrar os objetivos dos fundadores. Desde o início o clube e a Festa foram fundados para terem um importante papel social na comunidade, o que buscamos atender diariamente. Inclusive, a filantropia permanece no nosso Estatuto com papel primordial”, conta com felicidade. Hussein é sobrinho de três fundadores de Os Independentes, Abdo El Karin Gemha, Edson Gemha e Udelson Gemha.
O primeiro presidente do clube foi o Sr. Antônio Renato Prata e a primeira Festa foi presidida pelo Sr. Joaquim Luis Goulart.
Símbolo de representação da cultura e tradição sertaneja, a Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos se modernizou, mas não deixou as raízes para trás. Até hoje, acontecem apresentações e manifestações que resgatam a história como, Catira, danças do folclore brasileiro, Concurso de Berrante e Violeiros, Queima do Alho, entre outras atrações. Atualmente, a Festa tem repercussão internacional e faz parte do calendário mundial dos atletas das modalidades presentes nos rodeios, são elas, montaria em touros, bareback, sela americana, cutiano, team penning e três tambores, que projetam os competidores para o mundo de oportunidades no esporte.
Rodeio Júnior revela talentos do esporte na Festa do Peão de Barretos
Competição acontece entre os dias 24 e 27 de agosto dentro da programação do evento
Com o compromisso de incentivar e relevar novos talentos, o Rodeio Júnior será realizado na 68ª Festa do Peão de Barretos nos dias 24 a 27 de agosto. Participam competidores de 15 a 17 anos selecionados através de seis cursos classificatórios de montarias em touros.
De acordo com o coordenador José Alexandre Paiva, os cursos acontecem nas cidades de Barretos (SP), Lagoa da Prata (MG), Luz (MG), Tarabai (SP), Trombas (GO) e Olímpia (SP). “Ao todo, são 30 vagas, além do competidor melhor qualificado do ano anterior se ainda estiver dentro da idade permitida para a disputa.”, explica.
Talentos
O Rodeio Júnior é realizado desde 1987 na Festa do Peão de Barretos, sempre revelando grandes talentos para as arenas. Nos últimos anos, vários competidores saíram da disputa diretamente para os campeonatos profissionais, além de disputas nos Estados Unidos.
“Entre eles, Felipe Furlan, Bruno Carvalho e Guilherme Valleiras, que foram revelados no Rodeio Júnior de Barretos, passaram por campeonatos profissionais e vão participar das disputas de times da PBR Mundial, que começam em julho, nos Estados Unidos”, conta José Alexandre.
Festa do Peão de Barretos
A tradicional Festa do Peão de Barretos vai promover 11 dias de atrações entre 17 e 27 de agosto. Mais de 100 shows vão movimentar o Parque do Peão, um complexo de 2 milhões de metros quadrados. Além disso, atletas de todo o país vão disputar as competições no maior rodeio da América Latina.
Neste ano, uma atração inédita vai participar do evento: Monty Roberts, o treinador norte-americano criador do método doma racional e conhecido como “O Encantador de Cavalos”. Há, ainda, muita diversão para a criançada no Parque do Peãozinho, além de atrações para quem ama a cultura sertaneja, como a Queima do Alho e o concurso do Berrante.
Concurso culinário da Festa do Peão de Barretos rejeita ‘gourmetização’ e preserva raízes
Patrimônio cultural e imaterial do Brasil, Queima do Alho é uma das atrações típicas do evento. Competição envolvendo elaboração do prato acontece no dia 20 de agosto, integrando a programação da Festa
Preservando os sabores da comida típica do estradão boiadeiro, o Concurso Queima do Alho deixa a ‘gourmetização’ de lado e mantém a tradição da “comida raiz” do sertanejo brasileiro. Isto porque, na disputa culinária, que acontece desde 1956 na programação da Festa do Peão de Barretos, o que conta é a fidelidade ao sabor e ao modo de preparo de “antigamente”. O prato era feito pelas estradas do interior do país quando as comitivas conduziam as boiadas.
Neste ano, já estão confirmadas 20 comitivas de diferentes regiões do país no concurso. A disputa acontece no dia 20 de agosto, a partir do meio-dia, no Rancho Ponto de Pouso, no Parque do Peão, durante a 68ª Festa do Peão de Barretos.
O prato é composto por arroz carreteiro, feijão gordo, paçoca de carne seca e carne de churrasco. “Manter a tradição gastronômica da Queima do Alho é uma homenagem para o Peão de Boiadeiro que, no século passado, movimentou a economia da região e fez a Festa do Peão de Barretos ser o que é hoje”, conta João Paulo Martins, um dos organizadores e coordenador do concurso.
Regras priorizam a tradição
No concurso gastronômico, as comitivas de cozinheiros montam seus apetrechos e fazem o tradicional “fogo de chão”. Nada de forno elétrico, gás ou micro-ondas. É na lenha que a comida tem que ser preparada. Os utensílios – conhecidos como tralhas – são verificados pelos jurados e precisam ser fiéis aos utilizados no passado.
“Os jurados são pessoas que já viajaram no estradão de boiadeiro e não julgam só a comida. Outros quesitos também pesam na nota final. As comitivas têm que estar com a tralha bem completa dentro dos padrões do estradão, além de verificar a habilidade dos cozinheiros no manuseio e se têm ligações com a tradição”, completa João Paulo.
O coordenador alerta, ainda, que inovações “gourmets” e temperos prontos são proibidos. “A ideia é preservar o sabor, que vai se perdendo ao longo dos anos. Nenhum ingrediente ou recurso, além do que os cozinheiros tinham na época da condução das boiadas no século passado, é permitido no concurso”, continua.
O resultado é uma comida fiel e disputada. Além do concurso – que chega a receber mais de 2 mil pessoas por edição, entre convidados e imprensa –, o prato também é comercializado ao longo da Festa para os visitantes. No ano passado, mais de 3 mil refeições foram comercializadas, segundo João Paulo.
Concurso do Berrante
Tradição da Festa do Peão de Barretos, o Concurso do Berrante também acontece desde a primeira edição do evento, assim como a competição da Queima do Alho.
O instrumento era utilizado na condução das boiadas e servia para avisar as comitivas de momentos estratégicos na viagem, como momento de partida, perigo à vista, horário da refeição, entre outros.
A disputa em Barretos também reúne competidores de diversas regiões do país e acontece junto com a Queima do Alho, em 20 de agosto. As inscrições podem ser feitas no dia do evento. São 15 vagas disponíveis na categoria masculina e 10 vagas na feminina.
CRONOGRAMA DE SHOWS
BARRETOS 2023
Dia 17 (quinta-feira)
- Arena: Simone Mendes, Mari Fernandez, Israel & Rodolffo
Dia 18 (sexta-feira)
- Arena: César Menotti & Fabiano, Menos é Mais, Zé Neto & Cristiano e Pedro Sampaio
- Amanhecer: Vini & Lucas, Thales Lessa, Henrique & Diego e Malifoo
Dia 19 (sábado)
- Arena: Eduardo Costa, Luan Santana, Hugo & Guilherme e Dennis
- Amanhecer: Fernando & Sorocaba, João Pedro & Cristiano, Trio Parada Dura, Kleo Dibah e Open Farra
Dia 20 (domingo)
- Arena: João Bosco & Vinícius, Lauana Prado e Marcos & Belutti
Dia 21 (segunda-feira)
- Amanhecer: Mariana & Mateus, Kaique & Felipe e Pedro Paulo & Alex
Dia 22 (terça-feira)
- Amanhecer: Bruno & Barreto, Mateus & Cristiano
Dia 23 (quarta-feira)
- Arena: Edson & Hudson e Gian & Giovani com o projeto Boate Azul
- Amanhecer: Lucas Reis & Thácio
Dia 24 (quinta-feira)
- Arena: Zezé Di Camargo & Luciano, Bruno & Marrone e Ícaro & Gilmar
- Amanhecer: Fiduma & Jeca, Carvalho & Mariano e Nando Moreno
Dia 25 (sexta-feira)
- Arena: Matheus & Kauan, Ana Castela e Alok
- Amanhecer: Maria Cecília & Rodolfo, Gustavo Moura & Rafael, Felipe & Rodrigo e Luan Pereira
Dia 26 (sábado)
- Arena: Chitãozinho & Xororó, Jorge & Mateus e Clayton & Romário
- Amanhecer: Zé Ricardo & Thiago, Bruno Rosa, Jefferson Moraes, Diego & Arnaldo e Rick & Renner
Este ano, a venda de ingressos será através do site da Total Acesso. Estão inclusos no valor do ingresso, o acesso ao Parque/Rodeio/Show e acesso ao Rancho Ponto de Pouso com a tradicional comida da Queima do Alho. As bebidas são vendidas à parte. Mais informações no site: site Oficial da Festa.